Em tempos de Gestão de Pessoas, é fundamental a participação de profissionais que agem com ética, enaltecendo assim valores cada vez mais escassos: humildade, bom senso e sensibilidade.
Muitas pessoas antes mesmo de começarem a exercer a profissão pecam
neste quesito, seja por má interpretação dos ensinamentos em sala de
aula, tendência à autocracia, ausência de valores na educação informal
ou até mesmo maus ensinamentos nos cursos, que ao invés de formar
verdadeiros profissionais, criam destruidores de vidas.
Por mais que
esteja em um cargo acima dos outros, deve haver a humildade, pois o
trabalho só irá progredir com a colaboração mútua. Ninguém é melhor que
ninguém, cada um possui uma cultura, uma especialidade ou um dom para
cada coisa, seja Administrativo, seja Operacional.
O mesmo ocorre com a prática do bom senso. É desagradável para qualquer
pessoa vir um profissional exigir tarefas ou tomar atitudes
incompatíveis com os limites, capacidades e atribuições de outro
profissional. Agir com bom senso, saber conciliar, mediar, ter a
liderança natural e apresentar medidas favoráveis para ambas as partes é
um diferencial imprescindível para a boa vivência em equipe.
Outro valor que reforça os pilares da ética é a sensibilidade. Saber
ver, ouvir, avaliar e agir em situações diversas. Muitos conflitos
acontecem nos ambientes de trabalho por deficiência na sensibilidade. Um
exemplo é a incapacidade de ouvir o outro. Se analisarmos bem,
possuímos dois ouvidos e uma boca: saibamos usá-los proporcionalmente! Uma conversa pode salvar vidas e permitir uma noite bem dormida.
Para visualizar o Código de Ética dos Técnicos de Segurança do Trabalho a nível nacional, pela FENATEST - Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, clique aqui. ⧫
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