Lei n.º 46/2012 de 29 de agosto: LEI DO COOKIE - UNIÃO EUROPÉIA
Este site possui cookies, como por exemplo, Google Analytics e Google Adsense, porém preservarão seus dados apenas para estatística. Caso continuar acessando este site você concordará e permitirá automaticamente nossa política de privacidade. Caso não concorde e não autorize, por favor, sair do site. 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

EAD - Ensino à Distância: Ajuda ou Não Ajuda?



Neste artigo irei comentar sobre alguns cursos que encontrei tanto na área de Segurança do Trabalho quanto outras modalidades. Antes de colocar as referências, quero apresentar algumas considerações e análises pessoais sobre os cursos, a fim de que você possa também ter uma boa opção no que for realizar na internet.

Redigi este artigo baseando-me em minhas experiências pessoais com este método. Se por acaso você se adaptar e tiver realmente vontade de crescer e ampliar o conhecimento com o Ensino a Distância (EAD), será de grande valia. Obrigado e bons estudos.


Bem, ultimamente estima-se que o Ensino a Distância tem apresentado maior pontuação do que as aulas presenciais. Isto se deve ao fato de que por ser a distância, pela internet você escolhe os horários e a quantidade de assuntos que irá estudar no dia. Diferentemente das aulas presenciais, que são marcados com datas e horários certos, que por muitas vezes são um empecilho para outros compromissos, além de obrigações profissionais, domésticas e maternais.

Não posso negar que existam pessoas que tem uma má concepção dos Cursos Online. Por preconceito (no sentido de conceituar sem conhecer ou necessitar), não se interessam em realizá-los, por achar que não terão valor algum no mercado de trabalho. Mero engano, pois os cursos possuem livre validação através dos seguintes órgãos: ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância e MEC - Ministério da Educação. Alguns cursos possuem outros órgãos responsáveis por trás do projeto, como o Ministério do Turismo, Ministério do Trabalho, Senado Federal, SENAI, SENAC, etc. Sabemos que existem diversas Faculdades à distância e seu Diploma se iguala às aulas presenciais sem problema algum. Muitas instituições que adotam esta plataforma de ensino utilizam recursos de interação com os alunos como videoconferências com horário marcado e fóruns.

Aconselho o seguinte: se o curso for completamente administrativo, burocrático e teórico, poderá ser cursado por qualquer pessoa interessada em trabalhar na área. Agora, se caso necessitar de uma prática, deverá realizar um curso presencial ou semipresencial (metade à distância e metade presencial). Por que isso? Imagine que você queira realizar um curso de Atendimento ao Cliente. Você pode tranquilamente realizá-lo, pois é uma matéria que não requer necessariamente uma prática presencial. Por outro lado, se for um curso de eletricista, aí complica mesmo, não tem jeito: faça um curso presencial! A sua vida e a vida dos demais agradecem! 
Somente realize cursos desse tipo se você possuir uma experiência no assunto e não tiver nenhuma comprovação de que você sabe. Dessa forma, você realiza o curso apenas para conseguir uma certificação válida. Mesmo assim, sempre é recomendável que tenhamos um profissional devidamente habilitado para sanar dúvidas instantâneas.

DIFERENÇAS ENTRE CURSO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA
Existem poucas diferenças, mas satisfatórias e econômicas! Tem muita gente que, como eu havia falado, possui certo preconceito com o Ensino a Distância.

O que pode diferenciar:

CURSO PRESENCIAL:

VANTAGENS:
Instalação adequada com quadros, professor para tirar as dúvidas na hora, retroprojetor e datashow, visitas técnicas, estágios (se possível e assim necessitar), interação com outras pessoas, dinâmicas de grupo, etc.

DESVANTAGENS:
O curso é caro porque tem que compensar os encargos de salário do professor (incluindo sua bagagem ainda mais se for publicamente conhecido), transporte, seu alimento, tempo e dias fixos de aulas, gastos do local e das instalações, salário dos secretários e administradores, risco de não ter aulas no dia, feriado, fins de semana, período certo de término do curso, não podendo ser antecipado, gasto demasiado de tempo, gasto com apostilas e materiais didáticos (sem contar os cursos que exigem uniforme, matrícula e carteira), comprometimento do horário, mensalidades, taxas, etc.

CURSO A DISTÂNCIA:

VANTAGENS:
Você pode estudar no horário e dia que desejar, quanto tempo desejar, por não possuir encargos sai consideravelmente barato, você mesmo imprime em casa sem esperar um demasiado tempo, não precisa sair de casa, pode realizar mais de um curso ao mesmo tempo, muitos são gratuitos, são válidos e possuem a mesma carga horária dos que são presenciais, economia de até R$ 1.970,00 em cursos de Gestão da Qualidade, utilização de videoconferência, tira suas dúvidas com os professores marcando dia e horário, participa de debates em fóruns, baixa apostilas e matérias sem custo de impressão e xerox, etc.

DESVANTAGENS:
Não possui alguém no momento para sanar as dúvidas, exigirá uma melhor organização pessoal para não cair no erro de deixar para depois, poderá ser cansativo ler pela tela do computador, os conteúdos escritos poderão não ser muito aprofundados, tendo a necessidade de ampliar o conhecimento por matérias na internet, não possui formatura, em caso de má conexão ou manutenção do computador comprometerá os estudos, muitos exigirão prática posterior.

Mas uma coisa é certa: Se desejar realizar um curso online, terá que redobrar seu empenho, esforço e dedicação. Tem que buscar por si só, para poder fazer valer o seu estudo e invalidar todas as desvantagens que o Ensino a Distância poderá ter. Talvez por isso que este método inovador, já aceito pelo Ministério da Educação – como grande incentivo, além de promover a Inclusão Digital por meio do ensino -, tem alcançado grandes índices de aprovação e desempenho, até mais do que os cursos presenciais.

VALORIZAÇÃO DOS CURSOS
Existem muitas empresas que contratam pessoas com cursos de expansão ou aperfeiçoamento à parte. Esses funcionários serão o diferencial na empresa. Imagine alguém certificado pela ISO 9001 sendo contratado por uma empresa e elevando ela ao padrão de qualidade da certificação, ou seja, implementando a Gestão de Qualidade?
Isso é orgulho para a empresa, para os empregados e é claro, para o Técnico em Segurança do Trabalho que investiu em seu aperfeiçoamento. Sua empresa estará entre as mais capacitadas em qualidade no mercado de trabalho e será uma referência.

Uma observação importante: tenha foco em suas metas e suas especialidades. Seja o diferencial. O mercado de trabalho está cheio de pessoas iguais. Ninguém quer pessoas repetidas. Se eles sempre estão contratando alguém, é porque tem muitas pessoas repetidas.

Quer um exemplo?

Quantas empresas você já entrou e se deparou com um atendente que soubesse Libras (linguagem de sinais para surdos-mudos)?
Quantos souberam atendê-lo bem, sempre solícitos e com sorriso agradável?
Quantos davam atenção mais a você do que ao colega de trabalho?
Quantos ofereceram-lhe cesta quando você estava cheio de coisas nas mãos?
Quantos o levaram ao setor que você estava procurando, ao invés de apontarem o local e ficarem sentados fazendo outra atividade?
Quantas vezes você viu o Gerente no salão da empresa em acolhimento aos clientes?
Quantas vezes responderam o seu “Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite” em algum estabelecimento?
Quantas vezes você viu o atendente do caixa saudar-lhe de forma cordial, atendê-lo de pé transmitindo satisfação e olhando em seus olhos, informar o valor da compra, conferir se você está levando todos os produtos que comprou, saudar-lhe novamente e desejar-lhe o famoso “Volte Sempre”?

Se eu for colocar tudo o que está certo ou errado, não acabaremos. Em uma loja de sorvete, filial da que se localiza perto do meu curso, em apenas 2 minutos presenciei 12 irregularidades tanto na operacional (atitude e postura dos empregados) quanto na administrativa (atividades e materiais do local). E se eu fosse um fiscal? 

DICAS PARA ENSINO À DISTÂNCIA
Vale ressaltar as medidas preventivas para que possa realizar um curso online com segurança e sem riscos de contaminações virtuais, falsos cursos ou exposição de dados pessoais em sites desconhecidos:

- Conheça bem sobre o autor e os órgãos realizadores do curso, para averiguar se são entidades experientes na área e que poderão passar fidelidade nos assuntos;

- Para  imprimir os certificados, sugiro utilizar os seguintes papéis: couché (liso e brilhoso, tipo plastificado), vergê, canson, fotográfico, pergaminho ou papel-moeda. Particularmente eu utilizo o Canson, por possuir uma espessura melhor, textura variada e fácil de se encontrar. Poderá comprá-lo em blocos com 20 páginas, da marca Canson (o bloco costuma custar não mais que 5,00) nas papelarias especializadas (setor de desenho artístico). Por boa aparência e apresentação pessoal eu utilizaria o papel pergaminho, porém, não é tão fácil de se encontrar. Se o acharem, compre em boa quantidade, pois erros de impressão poderão acontecer com uma das folhas, o que deve ser prevenido imprimindo em uma folha normal de sulfite antes da impressão final. Já perdi 03 folhas de canson em uma Lan House, por motivo do atendente não saber utilizar corretamente a configuração da impressora, e olha que eu avisei antes para testar em outro papel comum. Antes de tudo, sempre avise ao atendente que você irá fornecer o papel, porém, verifique antes se a impressora dele irá suportar a espessura do papel;

- Você pode imprimir em preto e, pois o que validará o seu certificado é um número que virá impresso nele, para consultar se você realizou o curso no próprio site – a Certificação Digital. Não precisa autenticá-lo nos cartórios;

- Para conservar e sempre manter uma boa apresentação de seus certificados (esqueça das pastas poliondas com elástico e as caixas de sapato usadas para guardar todo tipo de documentos e papéis que não servem mais!), utilize sempre a PASTA CATÁLOGO. Esta pasta é preta e possui páginas plásticas por dentro. A quantidade mínima de páginas é de 20. Se você possui muitas certificações ou papéis importantes, compre uma PASTA CATÁLOGO de 100 páginas, pois além desta quantidade enorme de espaços, ela virá com um espacinho transparente na capa para você colocar uma identificação informando o conteúdo;

- Escaneie todo o tipo de Certificado que você possuir e coloque-os em Pen Drives, CD’s, HD’s Externos ou que você tiver para armazenar cópias de backup. Cedo ou tarde você vai precisar das cópias. Além do mais, é através delas que você irá imprimir fora e manter o controle de certificados que ainda não entraram para seu Currículo e os que ainda não foram impressos.

Não tenha receio de se aperfeiçoar. O que as outras pessoas tem a ver com seu desejo de crescer? Por que muitas vezes nos deixamos levar pelas infelicidades e insucessos de outras pessoas? No final, acabamos como elas: desatualizados e sem a variedade de conhecimento. Já dizia uma passagem bíblica “O meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias Capítulo 4, Versículo 6/Os 4, 6/Os 4: 6).⧫

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS
Com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que a SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores da SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Divulgação de Produto ou Serviço sem a devida autorização da SEGPREVI;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Pornografia;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido com seu nome, sem ônus e sem aviso prévio em materiais de divulgação da SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...